Luthier
Fabricante de Gaitas -de-Fole
Bagpipes Maker
Brasil - Brazil


Perguntas Freqüentes


Acesse também a página "
mito ou verdade ?" e "Estudos Comparativos"
 
- Qual a Gaita-de-Fole mais próxima de nossa cultura brasileira ?

Resposta: As que são tocadas em Portugal:
A Gaita Transmontana oriunda da região de Trás-os-Montes, norte português e regiões adjacentes; além da Gaita Minhota, comum na região de Minho do Douro e da Gaita Galega, tocada na Galiza e no norte de Portugal.

 
- Você constrói a gaita Escocesa ?

Resposta: Sim. Construímos a scottish smallpipe in D (blowpipe) e a Great Highland Bagpipe (existe mais de uma gaita na Escócia). Porém, num esforço de recuperar a cultura gaiteira do Brasil, damos prioridade às gaitas que já foram tocadas em nosso país, que são de origem ibérica, comuns em Portugal:
a gaita transmontana e a gaita galega.
Construímos algumas oriundas de outros países, para que se tornassem conhecidas também.
 

- Existem outras Gaitas-de-Fole além da Escocesa ?

Resposta: Sim. Segundo alguns musicólogos, a Escócia teria sido um dos últimos países a adotar a Gaita-de-Fole em sua cultura musical. Existem gaitas em vários países europeus, asiáticos, africanos e países árabes. (clique aqui para saber mais)

 

- Qual a Gaita-de-Fole é utilizada na música celta ?

Resposta: A cultura celta influenciou não apenas as ilhas britânicas como também a França, Espanha e Portugal e, segundo alguns estudiosos, também a Alemanha além de outros países europeus. Desta forma, podemos dizer que as Gaitas-de-Fole dos países citados acima podem, provavelmente, ter características celtas. No entanto, os etnomusicólogos são unânimes em dizer que a origem da gaita-de-fole é incerta, sendo o mais "provável" que o instrumentos musical tenha se originado nos países do Mediterrâneo, como Grécia, Marrocos, Tunísia, Portugal, Espanha, etc.
 
- Por que as gaitas importadas são mais caras ?

Resposta: Conversão de moeda, taxas de envio, taxas de importação, matéria-prima, etc.
Para uma gaita-de-fole ser feita no Brasil não há necessidade de importar madeiras pois o Brasil as tem em abundância e de ótima qualidade. Madeiras estas que são até mesmo utilizadas por luthiers europeus. As gaitas que Luques faz são cobradas em moeda local, isto é, Real, e não em dólares, euros ou libras. Como são feitas no Brasil, não são cobradas taxas de envio nas moedas estrangeiras nem tampouco as taxas de importação cobradas pelos órgãos governamentais.

 
- Por que suas gaitas utilizam fole de couro sintético?

Resposta: Ótimo custo-benefício: barato, de maior durabilidade e fácil manutenção, tendo propriedades semelhantes aos do natural e vantagens que este último não tem: não apodrecem, não exalam mau cheiro, não exigem manutenção à base de "caldo de pata de vaca" para fechar poros, etc.

 
- Qual a diferença entre as Gaitas-de-Fole existentes ?

Resposta: Relacionado à sonoridade, elas variam muito. Mas a morfologia do instrumento segue um padrão básico: um saco reservatório de ar, alguns tubos sonoros e uma espécie de oboé ou clarinete equipado de palheta.
Algumas podem ser consideradas de câmara por possuirem a potência sonora intermediária, semelhante à um violino tocado fortemente (Säckpipa Sueca, Scottish Smallpipe in D, Hümmelchen, etc).
Outras possuem alta potência sonora (galega e transmontana, por exemplo), sendo mais apropriadas para ambientes abertos.

 
- Por que algumas gaitas possuem uma afinação diferente relacionado à outros instrumentos ?

Resposta: Algumas Gaitas-de-Fole possuem sua própria afinação. Isto porque dependendo da cultura, a música se desenvolveu de forma à parte das demais, isto é, desenvolveram sua própria escala musical.
A gaita galega moderna possui escala cromática. Uma transmontana possui acidentes em sua escala. Isso não quer dizer que seja um instrumento desafinado e sim com uma afinação própria.
Há muito tempo a gaita-de-fole é e pode ser tocada em conjunto com outros instrumentos musicais.

Acesse também a página "mito ou verdade ?" e "Estudos Comparativos"

************************

Home - Contato

www.gaitadefole.com - Copyright © - All rights reserved
Direitos Autorais reservados não podendo ser reproduzida parte alguma sem prévia autorização